Funai - Fundação Nacional do Índio

A Fundação Nacional do Índio – FUNAI – firmou um Termo de Acordo com a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde para oferecer mais opções de planos de saúde aos seus servidores ativos, inativos e pensionistas.
Você tem a liberdade e o direito de escolher entre os planos de saúde da SulAmérica, Seguros Unimed, Unimed Maceió e Unimed Cuiabá. Aproveite!


Vantagens
- Preços diferenciados para os servidores da FUNAI
- Planos com e sem coparticipação
- Ampla rede credenciada em todo Brasil

 

 

 

SulAmérica
A SulAmérica acompanha a evolução do Brasil e do mundo em seus 116 anos de atuação. Sendo o maior grupo segurador independente do Brasil, está sempre preocupados em transmitir confiança e solidez aos nossos funcionários, corretores, clientes e parceiros.

Exato -  Enfermaria: Cobertura para Assistência Médica Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia - compreendendo todos os procedimentos constantes do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, com acomodação em enfermaria, e com abrangência de atendimento em nível Nacional;

Exato - Apartamento: Cobertura para Assistência Médica Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia - compreendendo todos os procedimentos constantes do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, com acomodação em quarto privativo, e com abrangência de atendimento em nível Nacional;

Clássico – Apartamento: Cobertura para Assistência Médica Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia - compreendendo todos os procedimentos constantes do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, com acomodação em quarto privativo, e com abrangência de atendimento em nível Nacional e superior ao do Plano Exato;

Especial – Apartamento: Cobertura para Assistência Médica Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia - compreendendo todos os procedimentos constantes do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, com acomodação em quarto privativo, e com abrangência de atendimento em nível Nacional e superior ao do Plano Clássico;

Executivo – Apartamento: Cobertura para Assistência Médica Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia - compreendendo todos os procedimentos constantes do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, com acomodação em quarto privativo, e com abrangência de atendimento em nível Nacional e superior ao do Plano Especial;

 


Planos

Exato

Clássico

Especial 100

Executivo

Acomodação

Enfermaria

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Planos Nacionais sem coparticipação
 

Seguros Unimed
Hoje, a Seguros Unimed administra uma carteira de 6,1 milhões de segurados, contando com 33 produtos nos segmentos de Vida, Previdência e Saúde. Está posicionada entre as maiores empresas do setor no País, sendo a 4ª em saúde, 13ª em Vida e a 14ª em Previdência Privada.
BÁSICO: Plano Ambulatorial e Hospitalar, com abrangência nacional, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em enfermaria , sem coparticipação;

 

PRÁTICO: Plano Ambulatorial e Hospitalar, com abrangência nacional, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em apartamento, sem coparticipação;

VERSÁTIL: Plano Ambulatorial e Hospitalar, com abrangência nacional, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em apartamento, com maior número de sessões para RPG (Reeducação Postural Global), Hidroterapia e Psicomotricidade, sem coparticipação;

DINÂMICO: Plano Ambulatorial e Hospitalar, com abrangência nacional, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em apartamento, reembolso para vacinas constantes do calendário oficial de vacinação e cirurgia refrativa para miopia a partir de 3 graus, sem coparticipação;

LÍDER – Plano ambulatorial e hospitalar, com abrangência nacional, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em apartamento, cobertura de refeição para acompanhante, reembolso para vacinas constantes do calendário oficial de vacinação, cirurgia refrativa para miopia a partir de 3 graus e número de sessões para RPG, Hidroterapia e Psicomotricidade superior aos demais planos, sem coparticipação.

SÊNIOR - Plano ambulatorial e hospitalar, com abrangência nacional, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em apartamento, cobertura de refeição para acompanhante, reembolso para vacinas constantes do calendário oficial de vacinação, cirurgia refrativa para miopia a partir de 3 graus e número de sessões para RPG, Hidroterapia e Psicomotricidade superior aos demais planos, e coberturas diferenciadas para transplantes, sem coparticipação.

Planos

Básico

Prático

Versátil

Dinâmico

Líder

Sênior

Acomodação

Enfermaria

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Planos Nacionais sem coparticipação

Unimed Maceió
A Unimed Maceió é um Cooperativa de Trabalho Médico que foi criada em 1978 por um grupo de 28 médicos. Preza-se pela qualidade do atendimento médico, que é garantida pelo rigoroso processo de ingresso de cooperados, por treinamentos e reciclagens periódicas. São mais de 1000 médicos, nas mais diversas especialidades, além de hospital e Centro Diagnóstico próprios e uma ampla rede de serviços (hospitais, clínicas e laboratórios) credenciados.

 

PLANO NACIONAL: Plano Ambulatorial e Hospitalar, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em enfermaria ou apartamento, abrangência nacional, sem coparticipação;

PLANO ESTADUAL: Plano Ambulatorial e Hospitalar, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em enfermaria ou apartamento, abrangência estadual, sem coparticipação;


Planos

Nacional

Estadual

Acomodação

Enfermaria

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Unimed Cuiabá
A Unimed Cuiabá conta com mais de 1200 médicos cooperados e cerca de 900 colaboradores. Em nível local, é a maior e melhor empresa do ramo. Os 200 mil clientes da Unimed Cuiabá contam com uma ampla rede credenciada. Entre laboratórios, clínicas e hospitais, são mais de 200 serviços prontos para atender com qualidade.

 

UNIMED PREMIUM: Plano Ambulatorial e Hospital, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em enfermaria e apartamento, abrangência nacional, com coparticipação;

UNIMED SUPER CLASS: Plano Ambulatorial e Hospitalar, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em enfermaria e apartamento abrangência estadual, com coparticipação;

UNIMED FÁCIL: Plano Ambulatorial e Hospitalar, incluindo atendimento obstétrico, acomodação em enfermaria e abrangência nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, com coparticipação;


Planos

Premium

Super Classe

Unimed Fácil

Acomodação

Enfermaria

Apartamento

Enfermaria

Apartamento

Enfermaria

 

Titular
- Servidores ativos,inativos e os ocupantes de cargo efetivo, além de cargos comissionados ou de natureza especial, bem como de emprego público vinculado à FUNAI.

Dependentes legais
a) O cônjuge, o companheiro ou a companheira na união estável;
b) O companheiro ou a companheira na união homoafetiva, obedecidos aos mesmos critérios adotados para o reconhecimento da união estável.
c) A pessoa separada legalmente judicialmente, divorciada, ou teve a sua união estável reconhecida e dissolvida legalmente judicialmente, com percepção de pensão alimentícia.
d) Os filhos (a) e enteados (a), solteiros, até 21 (vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez.
e) Os filhos (a) e enteados (a), entre 21(vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do titular e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação;
f) Menor sob guarda ou tutela concedida por decisão judicial, observado o disposto nas alíneas “d” e “e”;
g) A existência do dependente constantes nos itens “a” e “b” inibe a obrigatoriedade da assistência à saúde do dependente constante do item “c”.
h) O pai ou padrasto, a mãe ou madrasta, dependente economicamente do servidor ativo e inativo, conforme declaração anual de Imposto de Renda, que constem no assentamento funcional, poderá ser inscritos no plano de saúde contratado, deste que o valor do custeio seja assumido pelo próprio servidor, observados os mesmos valores com ele conveniados ou contratados.

Pensionistas
a) Os pensionistas poderão permanecer no plano de assistência à saúde, desde que façam a opção por permanecer como beneficiário do plano, junto à FUNAI.
b) Não estará obrigado ao cumprimento de nova carência, no mesmo plano, o pensionista que se inscrever, nessa condição, dentro de 30 (trinta) dias contados da data do óbito do servidor.
c) Casa algum dependente não conste no assentamento funcional do servidor, este deverá regularizar a situação junto à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da FUNAI.

 

Prazos normais de carências dos planos de saúde:

Procedimentos Período de Carência
Urgência e Emergência 24 horas
Consultas e Exames laboratoriais de análises clínicas e patológicas 30 dias
Outros exames, tratamentos e internações hospitalares 180 dias
Parto a Termo 300 dias
Doenças ou lesões preexistente  24 meses

 

Para conhecer a rede credenciada completa, clique na operadora de sua preferência.

 

 

VIA INTERNET
Clique aqui para fazer sua adesão. Após a conclusão do preenchimento da proposta de adesão, imprima, assine todas as vias, junte os documentos obrigatórios e encaminhe tudo para o Departamento de Cadastro da Aliança Administradora

Reimpressão de proposta
Caso tenha que fazer qualquer alteração ou somente imprimir nova via da sua proposta de adesão clique aqui. Se você tiver alterado algum item, lembre-se de assinar todas as vias, juntar os documentos obrigatórios e encaminhar tudo para o Departamento de Cadastro da Aliança Administradora para iniciar o seu processo de inclusão num dos planos disponibilizados pela Aliança Administradora.

POR TELEFONE
Central de Vendas:
0800 ALIANÇA
(0800 254 2622)

Central de Atendimento SAC:
0800 603 7007

De segunda a sexta-feira, de 9h às 21h.
Sábado, de 10h às 16h.

 

1.O que é a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde?
É Administradora de Benefícios que, por meio de um termo de acordo realizado pela FUNAI, viabiliza a contratação coletiva de planos de assistência à saúde suplementar nas áreas de assistência médica ambulatorial-hospitalar, por intermédio de operadoras de referência em planos de saúde no País. 

2. Quais são os serviços oferecidos pela Aliança Administradora de Benefícios de Saúde no processo de termo de acordo feito com a FUNAI?

Os servidores ativos e inativos, nomeados para cargo em comissão ou de natureza especial da FUNAI e pensionistas terão à sua disposição Planos de Assistência à Saúde com cobertura médica, ambulatorial e hospitalar.
Todas as coberturas são garantidas pela Lei nº 9.656, de 1998, resoluções do CONSU e regulamentações expedidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), inclusive a Resolução Normativa (RN) 211, de junho de 2010.

3.Qual a abrangência geográfica dos planos ofertados?

São ofertados planos regionais, estaduais, com atendimento de urgência e emergência em todo o Brasil, e planos nacionais.

4.Quais são as operadoras disponibilizadas pela Aliança Administradora de Benefícios de Saúde para adesão?

A Aliança Administradora de Benefícios de Saúde coloca à disposição dos servidores ativos e inativos e nomeados para cargo em comissão ou pensionistas, as seguintes operadoras:

Planos de Saúde Regionais:
- Unimed Cuiabá
- Seguros Unimed

Planos de Saúde Estaduais:
- Unimed Cuiabá
- Seguros Unimed
- Unimed Maceió

Planos de Saúde Nacionais:
- Unimed Cuiabá
- Seguros Unimed
- Unimed Maceió

5.Quanto custa o plano?

O valor do plano de saúde dependerá da opção escolhida pelo beneficiário, considerando a operadora, o plano e a faixa etária.

6.Será cobrada alguma taxa na oportunidade da adesão?
Não será cobrada taxa de adesão.

7.Quem pode ser incluído no plano?
 
Titular
- Servidores ativos,inativos e os ocupantes de cargo efetivo, além de cargos comissionados ou de natureza especial, bem como de emprego público vinculado à FUNAI.

Dependentes legais
a) O cônjuge, o companheiro ou a companheira na união estável;
b) O companheiro ou a companheira na união homoafetiva, obedecidos aos mesmos critérios adotados para o reconhecimento da união estável.
c) A pessoa separada legalmente judicialmente, divorciada, ou teve a sua união estável reconhecida e dissolvida legalmente judicialmente, com percepção de pensão alimentícia.
d) Os filhos (a) e enteados (a), solteiros, até 21 (vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez.
e) Os filhos (a) e enteados (a), entre 21(vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do titular e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação;
f) Menor sob guarda ou tutela concedida por decisão judicial, observado o disposto nas alíneas “d” e “e”;
g) A existência do dependente constantes nos itens “a” e “b” inibe a obrigatoriedade da assistência à saúde do dependente constante do item “c”.
h) O pai ou padrasto, a mãe ou madrasta, dependente economicamente do servidor ativo e inativo, conforme declaração anual de Imposto de Renda, que constem no assentamento funcional, poderá ser inscritos no plano de saúde contratado, deste que o valor do custeio seja assumido pelo próprio servidor, observados os mesmos valores com ele conveniados ou contratados.

Pensionistas
a) Os pensionistas poderão permanecer no plano de assistência à saúde, desde que façam a opção por permanecer como beneficiário do plano, junto à FUNAI.
b) Não estará obrigado ao cumprimento de nova carência, no mesmo plano, o pensionista que se inscrever, nessa condição, dentro de 30 (trinta) dias contados da data do óbito do servidor.
c) Casa algum dependente não conste no assentamento funcional do servidor, este deverá regularizar a situação junto à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da FUNAI.

8.Como se pode efetuar a adesão ao plano de saúde?

Via internet
Veja a aba “Como aderir”.

Na sede da Aliança Administradora
SCN Quadra 05 – Bloco B – Torre Norte – Sala 418
Edifício Brasília Shopping – CEP 70715-900 – Brasília-DF.

De segunda a sexta-feira, de 8h30 às 18h.
Sexta-feira, de 8h30 às 17h.

Central de Vendas
0800 ALIANÇA
(0800 254 2622)


Central de Atendimento
0800 603 7007

De segunda a sexta-feira, de 9h às 21h.
Sábado, de 10h às 16h.

9. Quais os documentos necessários para a adesão?

Titulares:

Cópia do comprovante de vínculo com o órgão.
Cópia do RG ou CNH
Cópia do CPF (maiores de 18 anos)
Comprovante de residência do titular
Certidão de casamento para o cônjuge
Escritura pública de declaração de união estável para companheiro (a)
Certidão de nascimento para filhos e enteados
Documento legal comprovando tutela / curatela
Declaração Anual de Imposto de Renda para comprovação de dependência econômica
Comprovante atualizado de matrícula, para filhos maiores de 21 anos que sejam estudantes

10. Em quais situações haverá isenção de carência?
Durante os 30 (trinta) primeiros dias, após o início da vigência do Termo de Acordo.

 

11. Em quais outras situações haverá isenção de carência após o prazo de 30 (trinta) dias?
• Aquele que ingressar no FUNAI terá isenção nos primeiros 30 (trinta) dias (contados do início do exercício);
• Na hipótese de novo dependente decorrente de casamento, nascimento, adoção de filho menor de 12 (doze) anos, guarda ou reconhecimento de paternidade, cuja comprovação e cadastramento ocorram até 30 (trinta) dias do respectivo evento, desde que o titular não esteja cumprindo qualquer carência. Caso esteja, o dependente estará sujeito à mesma carência do titular;
• O (a) pensionista, em caso de óbito do titular, poderá permanecer no Plano, na condição de titular, desde que faça a opção até 30 (trinta) dias após a publicação do ato de concessão.

 

12. Quais são as carências após o prazo de 30 (trinta) dias?
• Situações de urgência ou emergência: 24 (vinte e quatro) horas, limitadas ás 12 (doze) primeiras horas, de conformidade com a Resolução CONSU nº 13, de 04/11/1998, e suas alterações;
• Consultas e exames laboratoriais de análises clínicas e patológicas: 30 (trinta) dias;
• Outros exames, tratamentos e internações hospitalares: 180 (cento e oitenta) dias;
• Partos a termo: 300 (trezentos) dias; e
• Doenças e Lesões Preexistentes: 24 (vinte e quatro) meses.

 

13. Como será a forma de pagamento?
- Débito em conta corrente nos seguintes bancos:
Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Regional de Brasília, Bancoob e Itaú.

 

14. Qual o período para inscrição ou exclusão do plano?


PERÍODO DE INSCRIÇÃO/EXCLUSÃO

VIGÊNCIA

1º ao 20º dia

1º dia do mês seguinte

21º ao 30º dia

1º dia do 2º mês seguinte

 

 

15. Como fazer as movimentações cadastrais, ou seja, inclusão, exclusão, mudança de tipo de plano, de endereço, de conta corrente do beneficiário?
Toda solicitação deverá ser enviada, por escrito e com assinatura do titular, à Aliança Administradora de Benefícios de Saúde, conforme os prazos estipulados no quadro abaixo:


PERÍODO DE RECEBIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO CADASTRAL

VIGÊNCIA

1º ao 20º dia

1º dia do mês seguinte

21º ao 30º dia

1º dia do 2º mês seguinte

 


O envio poderá ser feito:

Pelos Correios:
Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 5 – Bloco A – Torre Norte – Sala 418 – Ed. Brasília Shopping – CEP: 70715-900 – Brasília-DF.

Por Fax:
(61) 2103-7058 – Aos cuidados do Setor de Cadastro.

Por e-mail (documento digitalizado):
cadastro@aliancaadm.com.br
Pessoalmente:
Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 5 – Bloco A – Torre Norte – Sala 418 – Ed. Brasília Shopping – Brasília-DF.

16. Quando estará disponível o cartão do plano de saúde?
Em até 30 dias após o início da cobertura, porém com o número da matrícula e documento de identificação, o atendimento poderá ser realizado.

Caso haja outras dificuldades, entrar em contato com a Aliança Administradora, por meio do telefone 0800 603 7007.

 

17. Caso saia do plano, e queira voltar, deve-se cumprir as carências exigidas?
Sim. A nova inclusão de beneficiário poderá acontecer a qualquer momento, porém estará sujeita ao cumprimento das carências estabelecidas:

• Situações de urgência ou emergência: 24 (vinte e quatro) horas, limitadas ás 12 (doze) primeiras horas, de conformidade com a Resolução CONSU nº 13, de 04/11/1998, e suas alterações;
• Consultas e exames laboratoriais de análises clínicas e patológicas: 30 (trinta) dias;
• Outros exames, tratamentos e internações hospitalares: 180 (cento e oitenta) dias;
• Partos a termo: 300 (trezentos) dias; e
• Doenças e Lesões Preexistentes: 24 (vinte e quatro) meses.

 

18. Poderá haver portabilidade de carências entre operadoras?
Sim, no "aniversário" do Termo de Acordo, nas seguintes condições:
• de não ter havido internação ou tratamento igual ou superior a R$ 10.000,00;
• que a opção seja para plano equivalente na operadora escolhida;
• que inexista situação de gravidez.

O beneficiário, por motivo de remoção ou alteração de exercício, disporá do prazo de 30 (trinta) dias contados da data em que entrar em exercício na nova unidade, para optar pela troca de operadora, dentre aquelas vinculadas à Administradora, ficando, nesse caso, isento de carência para usufruir os procedimentos abrangidos. Após esse prazo, cumprirá as carências previstas.

 

19. O dependente poderá fazer alterações no seu plano de saúde?
Não. Qualquer alteração deverá ser solicitada pelo titular do plano.

 

20. O beneficiário dependente que reside em uma localidade diferente do titular poderá optar por fazer parte de uma operadora diferente da escolhida pelo titular?
Não. O dependente deverá ser incluído na mesma operadora e plano escolhido pelo titular.

 

21. Como funciona o sistema de autorizações?
Para os procedimentos que necessitem de autorização, o beneficiário deverá fazer contato com a operadora do seu plano.

Caso haja dificuldades de atendimento junto à operadora, poderá fazer contato com a Aliança Administradora no telefone 0800 603 7007.