03/01/2011 - 17:39

Cuidado com a gordura

Apesar de deixarem os alimentos mais saborosos, algumas destas substâncias, como as gorduras trans e saturadas são nocivas à saúde.

Para começar a falar de gordura, primeiro é importante saber quais são os tipos existentes desta substância tão assustadora para quem deseja um corpo saudável. As mais famosas, até pelo seu lado prejudicial à saúde, são as gorduras saturada e trans. Existem ainda as consideradas saudáveis, que são a Monoinsaturada e Poliinsaturada.

As duas últimas são benéficas para o organismo, e devem estar presentes em cerca de 30% da dieta diária. “Esses dois tipos de gordura insaturada têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para que absorva as vitaminas A, D, E e K. Porém, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gordura também são ricos em calorias”, explica a nutricionista Ana Paula Souza.

Veja onde são encontradas as duas gorduras insaturadas

Monoinsaturada Poliinsaturada
abacate peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9)
óleo de canola soja
azeite de oliva óleo de peixe
óleo de girassol grãos
óleo de gergelim  
óleo de amendoim  


Gordura saturadaA gordura saturada é um tipo de gordura encontrada, principalmente, em produtos de origem animal. Porém ainda existem controvérsias sobre o efeito desta gordura no corpo-humano. Uma pesquisa publicada recentemente mostra que dietas que cortam as gorduras saturadas, mas têm grande acréscimo de carboidratos, aumentariam o risco de infarto em 33%.

“As gorduras saturadas são responsáveis por elevar o colesterol LDL, que podem levar aos problemas cardíacos. Estas gorduras são sólidas na temperatura ambiente. Portanto, são encontradas nas carnes em geral, leite integral e derivados, ovos”, afirma Patrícia Ramos, nutricionista coordenadora do serviço de nutrição e gastronomia do Hospital Bandeirantes.

Outros alimentos ricos neste tipo de gordura são: óleo e derivados de coco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma (dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.

Gordura transEsta é tida como a maior vilã para quem quer perder peso, além de ser bastante mencionada como a mais nociva para a saúde. Originada da gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial, ela é utilizada para aumentar a validade dos produtos, como biscoito, salgadinhos entre outros.

A gordura trans pode ser encontrada em alimentos como: margarinas, sorvetes cremosos, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos, pipoca de microondas, massas folhadas, batata frita, bombons etc.


Fonte: O2 Por Minuto