MEC - Ministério da Educação

 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

O Ministério da Educação e a Universidade Federal de Mato Grosso credenciaram a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde para oferecer mais opções de planos de saúde aos seus servidores ativos, inativos e pensionistas.

Agora você tem a liberdade e o direito de escolher entre o plano de saúde que melhor lhe atenda e ainda contar com o auxílio-saúde da União como ajuda no pagamento da mensalidade.

Todos os planos são sem taxa de adesão. Aproveite!


Vantagens
- Garantia de receber o Auxílio-Saúde entre R$ 82,83 a R$ 167,70
- Preços diferenciados para os servidores da UFMT
- Ampla rede credenciada regional, estadual e nacional

 


 

 

Unimed Cuiabá

A Unimed Cuiabá foi fundada em 1975 e hoje conta com cerca de 900 colaboradores. Possui mais de 200 mil clientes, 1200 médicos cooperados e ampla rede credenciada. Entre laboratórios, clínicas e hospitais, são mais de 200 estabelecimentos credenciados, além dos médicos e hospitais no interior.

UNIMED FÁCIL: Cobertura para Assistência Médica Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia – compreendendo todos os procedimentos constantes no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, com acomodação em enfermaria, com coparticipação e com abrangência de atendimento Regional (Cuiabá e Várzea Grande).

UNIMED SUPERCLASS: Cobertura para Assistência Médica Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia – compreendendo todos os procedimentos constantes no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, com acomodação em enfermaria e/ou quarto privativo, com coparticipação e com abrangência de atendimento exclusivamente, no Estado do Mato Grosso;

UNIMED PREMIUM: Cobertura para Assistência Médica Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia – compreendendo todos os procedimentos constantes no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, com acomodação em enfermaria e apartamento, com coparticipação e com abrangência de atendimento NACIONAL.
 

Planos Unimed Fácil Super Class Unimed Premium
Regional (Cuiabá e Várzea Grande) Estadual (Estado do Mato Grosso)  Nacional
Acomodação Enfermaria Enfermaria Apartamento

Enfermaria

Apartamento
Planos com e sem coparticipação. Valores em R$.

A coparticipação é de acordo com o plano, conforme tabela abaixo: 

Procedimentos

Unimed Fácil

Super Class

Premium

Consultas

R$ 6,80 por consulta

30%

30%

Exames de Rotina

R$ 4,00 por exame (Tabela Unimed)

30%

10%

Exames Especializados

R$ 13,70 por exame (Tabela Unimed)

30%

10%

Atendimentos Ambulatoriais

R$ 5,50 por exame (Tabela Unimed)

30%

10%

Internação

R$ 50,00 (Por internação ininterrupta)

Descrição na tabela abaixo

Não haverá coparticipação

DESCRIÇÃO DA COPARTICIPAÇÃO PARA A INTERNAÇÃO NO PLANO SUPER CLASS

HOSPITAIS CLASSIFICAÇÃO “A”

ENFERMARIA

APARTAMENTO

Internação Clínica

R$ 34,00 por diária

R$ 69,00 por diária

Internação Cirúrgica

R$ 34,00 por diária

R$ 69,00 por diária

Internação em UTI/CTI

R$ 34,00 por diária

R$ 69,00 por diária

HOSPITAIS CLASSIFICAÇÃO “B”

ENFERMARIA

APARTAMENTO

Internação Clínica

R$ 17,00 por diária

R$ 34,00 por diária

Internação Cirúrgica

R$ 17,00 por diária

R$ 34,00 por diária

Internação em UTI/CTI

R$ 17,00 por diária

R$ 34,00 por diária

HOSPITAIS CLASSIFICAÇÃO “C”

ENFERMARIA

APARTAMENTO

Internação Clínica

R$ 12,00 por diária

R$ 23,00 por diária

Internação Cirúrgica

R$ 12,00 por diária

R$ 23,00 por diária

Internação em UTI/CTI

R$ 12,00 por diária

R$ 23,00 por diária

OdontoGroup
Planos
Cobertura

Odontoclínico R$18,90 mensais por pessoa

Cobertura clínica completa com 297 procedimentos: clínica geral; restaurações; tratamento de gengiva e canal; radiologia; cirurgia oral menor; odontopediatria; prótese provisória; e aparelhos ortodônticos, exceto documentação e manutenção, sem coparticipação.
Abrangência: em todo o território nacional.  

Titular
- Servidores ativos e inativos, de cargos comissionados ou de natureza especial vinculados a UFMT.
- Pensionistas (não será permitida ao pensionista a inscrição de dependentes no plano de saúde).

Dependentes
a) Cônjuge, o companheiro ou a companheira na união estável;
b) Companheiro ou a companheira na união homoafetiva, obedecidos os mesmos critérios adotados para o reconhecimento da união estável;
c)Pessoa separada judicialmente, divorciada, ou que teve a sua união estável reconhecida e dissolvida judicialmente, com percepção de pensão alimentícia;
d) Filhos e enteados, solteiros, até 21 (vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez;
e) Filhos e enteados, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação;
f) Menor sob guarda ou tutela concedida por decisão judicial, observado o disposto nos dois itens anteriores.
g) O pai ou padrasto, a mãe ou madrasta, dependentes economicamente do servidor ativo ou inativo, conforme declaração anual de Imposto de Renda, que constem no seu assentamento funcional, poderão ser inscritos no plano de saúde contratado, desde que o valor do custeio seja assumido pelo próprio servidor observados os mesmos valores com ele contratados.
h) A existência do dependente constantes nos itens “a” e “b” inibe a obrigatoriedade da assistência à saúde do dependente constante do item “c”.

Observações:
a) Os pensionistas poderão permanecer no plano de assistência à saúde, desde que façam a opção por permanecer como beneficiário do plano, junto à Coordenação Geral de Recursos Humanos do Ministério da Educação e Entidades Vinculadas, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da publicação do ato de concessão da pensão. Após este prazo os beneficiários cumprirão as carências estabelecidas;
b) Somente servidor ativo e inativo do poderá inscrever beneficiários na condição de dependentes.
c) A comprovação de dependência econômica far-se-á, para qualquer dos beneficiários para o qual é exigido este requisito, por meio da apresentação da ultima Declaração Anual de Imposto de Renda do servidor, onde conste, nominalmente, o interessado como dependente econômico, acompanhada do respectivo recibo de entrega junto ao órgão oficial recebedor;
d) Nos casos de Declaração Anual de Imposto de Renda simplificada ou de isenção, a comprovação de dependência econômica far-se-á por meio de declaração/comprovante emitido pelo INSS onde conste que o dependente não possua rendimento superior a um salário mínimo;
e) Caso algum dependente não conste no assentamento funcional do servidor, este deverá regularizar a situação junto à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Educação e Entidades Vinculadas.
 


Para promoção de redução de carências Unimed Cuiabá, deverão ser cumpridas as seguintes carências:

Coberturas

Acidente Pessoal - Atendimento Urgência/Emergência

Sem carências

Consultas Médicas

Sem carências

Exames de Rotina (Laboratoriais) e RX simples

Sem carências

Exames Especializados (Ex.: Ultra-sonografia, Ecocardiografia.)

30 dias

Angiografia Digital, cineangiocoronariografia, Litotripsia, Ressonância Magnética)

150 dias

Tomografia computadorizada

150 dias

Fisioterapia

150 dias

Internações clínicas e cirúrgicas

150 dias

Internações em UTI/CTI

150 dias

Partos

300 dias

Doenças ou Lesões Preexistentes

24 meses


Prazos normais de carências dos planos de saúde após o período promocional:

Emergência, Urgência e Consultas
Sem carências
Exames clínicos e patológicos

15 dias

Outros exames, tratamentos e internações 180 dias
Partos a termo 300 dias
Doenças e Lesões preexistentes 24 meses

 

Prazos normais de carências dos planos odontológicos:

Plano odontológico Odontogroup (Dentística, Ortodontia, Prótese e Radiologia Simples)
30 dias
Plano odontológico Odontogroup (Cirurgia, Endodontia, Odontopediatria e Periodontia)

90 dias




 

Tabela de contribuição da União para o custo do plano de saúde
PORTARIA CONJUNTA SRH/SOF/MPN° 625, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012
 

Faixa Etária Remuneração até 1.499 Remuneração 1.500 a 1.999 Remuneração 2.000 a 2.499 Remuneração 2.500 a 2.999 Remuneração 3.000 a 3.999 Remuneração 4.000 a 5.499 Remuneração 5.500 a 7.499 Remuneração 7.500 ou mais
00-18 121,94 116,19 110,44 105,84 100,08 90,88 87,43 82,83
19-23 127,69 121,94 116,19 110,44 105,84 93,18 88,58 83,98
24-28 129,42 123,67 117,92 112,16 107,56 94,91 90,31 85,70
29-33 134,60 127,69 121,94 116,19 110,44 95,48 90,88 86,28
34-38 138,62 131,72 125,97 120,22 114,46 99,51

94,91

90,31
39-43 143,22 136,32 130,57 124,82 119,07 104,11 99,51 94,91
44-48 154,98 147,42 139,86 133,56 127,26 105,84 100,80 95,76
49-53 157,44 149,76 142,08 135,68 129,28 107,52 102,40 97,28
54-58 159,90 152,10 144,30 137,80 131,30 109,20 104,00 98,80
59 ou mais 167,70 159,90 152,10 144,30 137,80 111,80 106,60 101,40

Entendendo como funciona:
1 – Localize na tabela de auxílio-saúde o valor de sua remuneração e a sua idade, este é o valor do seu auxílio-saúde.
2 – Escolha o plano de saúde que mais se encaixe as suas necessidades.
3 – Subtraia do valor do plano escolhido o valor de seu auxílio-saúde e terá o valor a pagar.

Importante:
O valor da mensalidade do seu plano de saúde será debitado integralmente em sua conta corrente e o seu auxílio-saúde será creditado em seu contracheque no mês seguinte ao da prestação do serviço.

Lembre-se: O servidor deverá solicitar o ressarcimento do auxílio-saúde, levando uma cópia da proposta de adesão e dos documentos para o RH da sua Instituição.

 

 

Para conhecer a rede credenciada completa, clique na operadora de sua preferência.

 

 

VIA INTERNET
Clique aqui para fazer sua adesão.
Após a conclusão do preenchimento da proposta de adesão, imprima, assine todas as vias, junte os documentos obrigatórios e encaminhe tudo para o Departamento de Cadastro da Aliança Administradora. O servidor deverá solicitar o ressarcimento do auxílio-saúde, levando uma cópia da proposta de adesão e dos documentos para o RH da sua Instituição.

Reimpressão de proposta
Caso tenha que fazer qualquer alteração ou somente imprimir nova via da sua proposta de adesão clique aqui. Se você tiver alterado algum item, lembre-se de assinar todas as vias, juntar os documentos obrigatórios e encaminhar tudo para o Departamento de Cadastro da Aliança Administradora para iniciar o seu processo de inclusão num dos planos disponibilizados pela Aliança Administradora.

POR TELEFONE
Central de Serviços 
3004 7010 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800 603 7007 (Demais Regiões)
Central de Vendas
3004 7009 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800 254 2622 (Demais Regiões)

De segunda a sexta-feira, de 9h às 21h
Sábado, de 10h às 16h

 

 

1. O que é a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde?
É Administradora de Benefícios que, por meio de um processo de credenciamento realizado pelo Ministério da Educação, viabiliza a contratação coletiva de planos de assistência à saúde suplementar nas áreas de assistência médica ambulatorial-hospitalar, por intermédio de operadoras de referência em planos de saúde no País.

2. Quais são os serviços oferecidos pela Aliança Administradora de Benefícios de Saúde no processo de licitação feito com a UFMT?
Os servidores ativos e inativos, nomeados para cargo em comissão ou de natureza especial da UFMT e pensionistas terão à sua disposição Planos de Assistência à Saúde com cobertura médica, ambulatorial e hospitalar, fisioterápica, psicológica e farmacêutica (somente na internação).

Todas as coberturas são garantidas pela Lei nº 9.656, de 1998, resoluções do CONSU e regulamentações expedidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), inclusive a Resolução Normativa (RN) 211, de junho 2010.

 

3. Qual a abrangência geográfica dos planos ofertados?
São ofertados planos regionais e estaduais, com atendimento de urgência e emergência em todo o Brasil, e planos nacionais.

 

4. Quais são as operadoras disponibilizadas pela Aliança Administradora de Benefícios de Saúde para adesão?
A Aliança Administradora de Benefícios de Saúde coloca à disposição dos servidores ativos e inativos e nomeados para cargo em comissão ou pensionistas, as seguintes operadoras:

Plano de Saúde
- Unimed Cuiabá

Plano Odontológico
- Odontogroup

 

5. Quanto custa o plano?
O valor do plano de saúde dependerá da opção escolhida pelo beneficiário, considerando a operadora, o plano e a faixa etária.

 

6. Será cobrada alguma taxa na oportunidade da adesão?
Não será cobrada taxa de adesão.

 

7. Quem pode ser incluído no plano?

Titular
- Servidores ativos e inativos, de cargos comissionados ou de natureza especial vinculados à UFMT.
- Pensionistas (não será permitida ao pensionista a inscrição de dependentes no plano de saúde).

Dependentes
- Cônjuge, o companheiro ou a companheira na união estável;
- Companheiro ou a companheira na união homoafetiva, obedecidos aos mesmos critérios adotados para o reconhecimento da união estável;
- Pessoa separada judicialmente, divorciada, ou que teve a sua união estável reconhecida e dissolvida judicialmente, com percepção de pensão alimentícia;
- Filhos e enteados, solteiros, até 21 (vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez;
- Filhos e enteados, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação;
- Menor sob guarda ou tutela concedida por decisão judicial, observado o disposto nos dois itens anteriores.
- O pai ou padrasto, a mãe ou madrasta, dependentes economicamente do servidor ativo ou inativo, conforme declaração anual de Imposto de Renda, que constem no seu assentamento funcional, poderão ser inscritos no plano de saúde contratado, desde que o valor do custeio seja assumido pelo próprio servidor observados os mesmos valores com ele contratados.

 

8. Como se pode efetuar a adesão ao plano de saúde?

Via internet
Veja a aba "Como aderir”.

Central de Serviços 
3004 7010 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800 603 7007 (Demais Regiões)
Central de Vendas
3004 7009 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800 254 2622 (Demais Regiões)

De segunda a sexta-feira, de 9h às 21h.
Sábado, de 10h às 16h.

 

9. Quais os documentos necessários para a adesão?

Titulares
1. CNH ou RG + CPF;
2. Comprovante de Residência;
3. Cópia do Contra-Cheque (para comprovação de vínculo com o órgão).

Dependentes Legais
1. Para inclusão de cônjuge ou companheiro: Certidão de casamento para o cônjuge ou Escritura Pública de União Estável (Expedida pelo Cartório) para o companheiro;
2. Para inclusão de companheiro ou companheira de união homoafetiva: Escritura Pública de comunhão homoafetiva + RG e CPF do companheiro (a);
3. Para inclusão de pessoa separada Judicialmente com percepção de Pensão Alimentícia: Documento Legal que comprove a separação / divórcio / dissolução de União Estável + documento Legal que comprove o recolhimento da Pensão Alimentícia;
4. Para inclusão de filhos e enteados menores de 21 anos ou se inválidos enquanto durar a invalidez: Cópia do RG + CPF dos beneficiários com idade a partir de 16 anos ou cópia da Certidão de Nascimento para menores de 16 anos e (se inválidos) cópia do atestado de invalidez com assinatura e carimbo do médico (com informação do CRM);
5. Para inclusão de filhos e enteados entre 21 e 24 anos: Cópia do RG e CPF + Declaração Anual de Imposto de Renda (para comprovação de dependência econômica) + comprovante atualizado de matrícula em curso regular reconhecido pelo MEC;
6. Para inclusão de menor sob guarda ou tutela concedida por Decisão Judicial: Cópia da Certidão de Nascimento (até 16 anos) e RG + CPF para maiores de 16 anos, cópia do termo de guarda / tutela ou cópia da Decisão Judicial;
7. Para inclusão de Pai/Padrasto e/ou Mãe/Madrasta (Dependentes economicamente do titular): Cópia do RG e CPF + Cópia da última Declaração Anual de Imposto de Renda (para comprovação de dependência econômica).

 

10. Em quais situações haverá isenção de carência?
Durante os 60 (sessenta) primeiros dias, após o início da vigência do Termo de Acordo.


11. Em quais outras situações haverá isenção de carência após o prazo de 60 (sessenta) dias?
• Aquele que ingressar na UFMT terá isenção nos primeiros 30 (trinta) dias contados da posse;
• Na hipótese de novo dependente decorrente de casamento, nascimento, adoção de filho menor de 12 (doze) anos, guarda ou reconhecimento de paternidade, cuja comprovação e cadastramento ocorram até 30 (trinta) dias do respectivo evento, desde que o titular não esteja cumprindo qualquer carência. Caso esteja, o dependente estará sujeito à mesma carência do titular;
• O (a) pensionista, em caso de óbito do titular, poderá permanecer no Plano, na condição de titular, desde que faça a opção até 30 (trinta) dias após a publicação do ato de concessão.

 

12. Quais são as carências após o prazo de 60 (sessenta) dias?
• Situações de urgência, emergência e consulta: sem carências;
• Exames clínicos e patológicos: 15 (quinze) dias;
• Outros exames, tratamentos e internações hospitalares: 180 (cento e oitenta) dias;
• Partos a termo: 300 (trezentos) dias; e
• Doenças e Lesões Preexistentes: 24 meses.

 

13. Como será a forma de pagamento?
- Débito em conta corrente nos seguintes bancos:
Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Regional de Brasília, Sicoob e Itaú.
- Consignação em folha.

14. Quem tem direito ao auxílio de caráter indenizatório concedido pelo órgão para custeio do plano?
Somente o servidor, seus dependentes legais, e pensionistas (Portaria Normativa nº 1-SRH/MP, 29 de dezembro de 2009).

O auxílio será creditado no contracheque do servidor no mês seguinte ao do pagamento do plano.

15. Qual o período para inscrição ou exclusão do plano?

PERÍODO DE INSCRIÇÃO/EXCLUSÃO VIGÊNCIA
1º ao 15º dia 1º dia do mês seguinte
16º ao 30º dia 1º dia do 2º mês seguinte

16. Como fazer as movimentações cadastrais, ou seja, inclusão, exclusão, mudança de tipo de plano, de endereço, de conta corrente do beneficiário?
Toda solicitação deverá ser enviada, por escrito e com assinatura do titular, à Aliança Administradora de Benefícios de Saúde, conforme os prazos estipulados no quadro abaixo:

PERÍODO DE RECEBIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO CADASTRAL VIGÊNCIA
1º ao 15º dia 1º dia do mês seguinte
16º ao 30º dia 1º dia do 2º mês seguinte

O envio poderá ser feito:

Pelos Correios
Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 5 – Bloco A – Torre Norte – Sala 418 – Ed. Brasília Shopping – CEP: 70715-900 – Brasília-DF.
Por Fax
(61) 2103-7058 – Aos cuidados do Setor de Cadastro.

Por e-mail (documento digitalizado)
cadastro@aliancaadm.com.br

Pessoalmente
Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 5 – Bloco A – Torre Norte – Sala 418 – Ed. Brasília Shopping – Brasília-DF.

 

17. Quando estará disponível o cartão do plano de saúde?
Em até 30 dias após o início da cobertura, porém com o número da matrícula e documento de identificação, o atendimento poderá ser realizado. Caso haja outras dificuldades, entrar em contato com a Aliança Administradora, por meio dos telefones 0800 603 7007(Demais Regiões)  ou  3004 7010(Capitais e Regiões Metropolitanas).

18. Caso saia do plano, e queira voltar, deve-se cumprir as carências exigidas?
Sim. A nova inclusão de beneficiário poderá acontecer a qualquer momento, porém estará sujeita ao cumprimento das carências estabelecidas:

• Situações de urgência, emergência e consulta: sem carências;
• Exames clínicos e patológicos: 15 (quinze) dias;
• Outros exames, tratamentos e internações hospitalares: 180 (cento e oitenta) dias;
• Partos a termo: 300 (trezentos) dias; e
• Doenças e Lesões Preexistentes: 24 meses.

 

19. Poderá haver portabilidade de carências entre operadoras?
Sim, no "aniversário" do Termo de Acordo, nas seguintes condições:
• de não ter havido internação ou tratamento igual ou superior a R$ 10.000,00;
• que a opção seja para plano equivalente na operadora escolhida;
• que inexista situação de gravidez.

O beneficiário, por motivo de remoção ou alteração de exercício, disporá do prazo de 30 (trinta) dias contados da data em que entrar em exercício na nova unidade, para optar pela troca de operadora, dentre aquelas vinculadas à Administradora, ficando, nesse caso, isento de carência para usufruir os procedimentos abrangidos. Após esse prazo, cumprirá as carências previstas.

 

20. O dependente poderá fazer alterações no seu plano de saúde?
Não. Qualquer alteração deverá ser solicitada pelo titular do plano.

 

21. O beneficiário dependente que reside em uma localidade diferente do titular poderá optar por fazer parte de uma operadora diferente da escolhida pelo titular?
Não. O dependente deverá ser incluído no mesmo plano e operadora escolhida pelo titular.

 

22. Como funciona o sistema de autorizações?
Para os procedimentos que necessitem de autorização, o beneficiário deverá fazer contato com a operadora do seu plano. Caso haja dificuldades de atendimento junto à operadora, poderá fazer contato com a Aliança Administradora nos telefones 0800 603 7007(Demais Regiões)  ou  3004 7010(Capitais e Regiões Metropolitanas).